süre  3 saat 56 dakika

Uploaded 19 Aralık 2017 Salı

Recorded Aralık 2017

6,1

yer  Andaraí, Bahia (Brazil)

Circuito entre Andaraí e Igatu, subindo pela estrada de pedra e retornando pela Trilha do Garimpo.

COMO CHEGAR:
Andaraí é uma pequena cidade na região central da Chapada Diamantina, a 100km de Lençois e a 75km do aeroporto de Lençois. Em relação a Salvador são aproximadamente 420km. Todos esses acessos são por rodovias asfaltadas.

Há ônibus diários entre Salvador e Andaraí (linha Salvador x Mucugê), trajeto feito pela empresa Cidade Sol. Empresas como EMTRAM e Novo Horizonte fazem a ligação de Andaraí com as cidades vizinhas e com São Paulo.

A TRILHA:
O tracklog tem início na Praça do Garimpeiro, no centro de Andaraí. Deste ponto, é preciso tomar a saída para Mucugê, passando por dentro da cidade (sentido Hospital Municipal). Cerca de 3km após a saída a Av. Paraguaçu se encontra com a rodovia BA-142, que possui um fluxo pequeno de veículos em condições normais.

Pela rodovia seguimos até a entrada para Igatu, que fica entre as duas pontes. A subida pela Estrada de Pedra é acentuada em diversos pontos, principalmente no trecho inicial. Depois de aproximadamente 4.5km de subida contínua, o relevo estabiliza e começa a alternar pequenas subidas com descidas longas. Neste trecho pelo alto da serra passamos por uma nascente.

Após o entroncamento da Estrada de Pedra com a estrada que vem de Mucugê, há uma pequena queda d'água à esquerda, onde também é possível encher as garrafas. Depois da ponte, a última subida acentuada antes de chegar a Igatu.

Igatu é um distrito de Andaraí, com população bem reduzida. Na cidade é possível fazer algum lanche para dar continuidade no pedal. Há também boas opções de hospedagens no local e alguns atrativos que ficam próximos.

Após uma parada prolongada na Cidade de Pedra, iniciamos a descida pela antiga Trilha do Garimpo. A trilha começa após o cemitério e é composta por trechos de single tracks, grande parte sobre lajeados, com pequenos degraus, muitas pedras e algumas canaletas (esculpidas na rocha mesmo).

Há alguns trechos de descida mais acentuada e curvas bem fechadas. Atenção para não se empolgar demais, pois os obstáculos são frequentes. Na parte final da descida há dois lajeados, que em condições normais estão secos. É preciso ter alguma atenção ao cruzá-los, para não sair da trilha. A dica é cruzar os lajeados em linha reta, ao invés de seguir descendo.

Entre os lajeados há uma subida acentuada, que é um bom desafio. Quando o relevo estabiliza, já chegando na rodovia BA-142, é preciso ter atenção com uma cerca de arame farpado que está à esquerda da trilha. Chegando ao asfalto, o retorno é pelo mesmo caminho da ida.

A descida apresenta um ótimo visual do Rio Paraguaçu e suas extensas praias.

OBSERVAÇÕES:

> Pedal de nível técnico moderado, exige mais uma boa condição física para enfrentar a subida constante até Igatu.

> Alguns pontos de água no caminho, já no trecho final da subida, marcado na rota. Na descida, NÃO RECOMENDO colher água no Córrego Tamburi, pois este passa por dentro de Igatu (Tratamento de Esgoto não é uma coisa comum aqui na Chapada);

> Exposição ao tempo é alta, pouquíssimos trechos sombreados neste circuito.

> Sinal de celular em boa parte do caminho, principalmente da CLARO.