süre  4 saat 54 dakika

Koordinat sayısı 3526

Uploaded 08 Ocak 2014 Çarşamba

Recorded Aralık 2013

-
-
426 m
133 m
0
12
24
47,15 km

2398 kere bakıldı , 19 kere indirildi

yer Vitória de Santo Antão, Pernambuco (Brazil)

Faz tempo que sentia-me desafiado pela Pedra da Pimenta de Jussaral. O mesmo Tio meu que me ajudara na rota de Vitória para o Oiteiro e de lá para Pirituba, tinha relatado que do alto dava para ver o Recife! Quem, como eu, já pedalou até as Torres Gêmeas em Moreno sabe como é fantástica a vista lá de cima.

Acontece que os Maps do Google, Bing e Yahoo não possuem resolução para traçar trilha na região onde fica o pico. Quando vc usa um iPad, cujo mapa é da Tom-Tom você consegue resolver, mas não consegue traçar.

Durante a ceia de Natal, eu perguntei novamente a meu Tio Amauri e ele disse-me que não dava para subir de bicicleta. Ôoopa! o desafio aumentou. Em silêncio, resolvi buscar meu presente lá em cima.

Planejei sair de Vitória e subir até Ladeira de Pedra por Pacas, passar por trás do Engenho Jenipapo, tomar a PE-037 até Jussaral e de lá, usando o 'GPS Romano' do boca-a-boca, descobrir onde era a cume.

A subida de Vitória até Pacas é cabulosa e pior do que aquela entre Pombos e a Usina Nsa. Senhora do Carmo: são 3.7km subindo da cota de 150m até 370m. Parei duas vezes. Qdo cheguei atrás do engenho, resolvi mudar o trajeto porque a trilha estava muito suja para quem está sozinho, saindo um pouco antes daquele. Voltei ao planejado pela PE-037 que está asfaltada até Jussaral.

Antes de chegar lá, vi uma placa "Água do Morro". Bem, água + morro = cachoeira, certo?! Resolvi investigar. Tomando a trilha, encontrei adiante um cortador de cana que me falou que havia uma queda d'água no Engenho Seva. Quando me aproximei do engenho, descobri que a tal "Água do Morro" era um engarrafamento de água mineral. No alto, vi o Seva num vale: "Descer ou não descer?, eis a questão" (eita trocadilho vagabundo!). Bom, uma cachoeira é sempre uma cachoeira e ir até ali e não tentar vê-la por ter que subir de volta aquela parede sem ainda ter chegado ao objetivo, a Pedra, era uma dúvida válida. Desci, cheguei na porteira aberta, esperei por uma alma para pedir autorização, mas nada nem ninguem apareceu. Não quis arriscar entrar em A.P., fica para a próxima, quem sabe?. Empurrei ladeira acima a magrela.

Cheguei em Jussaral e fui tomar uma Coca prá perguntar pela Pedra: "- Volta um pouquinho, toma aquela rua para o centro e lá pergunta que todo mundo sabe onde é". "- Amigo, Bom Dia!. Prá Pedra da Pimenta?", "- Você tá vendo aquela casa azul lá em cima? Então, segue por aqui, depois que passar a igreja tem uma rua à direita que faz você chegar até a casa; daí não tem erro. Você vai subir de bicicleta?".

Subi pedalando até o pé do lajedo. Lá de cima a vista se perde. O dia nublou, de modo que não dava prá ver a Capital. Um bom motivo prá voltar novamente!

Kale

Seva

Engenho Seva
zirve

Pimenta

Pedra da Pimenta

2 yorum

  • Fotoğraf Ailton_Jr (Turma do Pedal - PE)

    Ailton_Jr (Turma do Pedal - PE) 16.Oca.2014

    Estarei lá da próxima vez. Pela a sublime descrição deve ter sido muito legal!

  • Fotoğraf Sérgio Cunha (Turma do Pedal - PE.)

    Sérgio Cunha (Turma do Pedal - PE.) 10.Eki.2015

    chegou na porta do tesouro e voltou.kkkkk https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/vitoria-pacas-jussaral-pedra-da-pimenta-e-tome-ladeira-5915317#wp-5915318/photo-3197675

You can or this trail