Moving time  55 dakika

süre  2 saat 51 dakika

Koordinat sayısı 402

Uploaded 01 Ekim 2018 Pazartesi

Recorded Eylül 2018

-
-
512 m
288 m
0
0,9
1,7
3,49 km

381 kere bakıldı , 21 kere indirildi

yer Sana, Rio de Janeiro (Brazil)

Uma trilha bem fácil, situada na APA do Sana que dá acesso a cinco das mais famosas cachoeiras do Sana, Sete Quedas, Pai, Filho, Mãe e Escorrega. O Sana é um distrito de Macaé que faz divisa com Nova Frigurgo e Trajano de Morais. As Cachoeiras ficam dentro de uma propriedade particular, chamada Sítio Bambu. Na ocasião estavam cobrando R$10 para entrar, sendo que crianças menores de 12 anos e pessoas com mais de 60 anos, não pagam. A trilha pode ser iniciada na praça do Sana. Atravessamos uma ponte e depois passamos pelo estacionamento, logo depois temos outra ponte, em seguida existe um posto avançado do meio ambiente de Macaé onde se preenche uma ficha. Mais um pouco na frente existe um posto do Sítio Bambu, onde se preenche uma ficha colocando-se alguns dados e assinando um termo de responsabilidade onde é explicado os riscos que existem. O Sítio está bem estruturado, com sanitários e monitores, nas entradas das Cachoeiras e em cada cachoeira, possui macas para resgate e boias. Após o posto do Sítio Bambu a trilha se inicia na mesma trilha que vai para o Peito de Pombo, Pico do Urubu, Uru cada e Buracada. Nessa trilha principal existem tres entradas, sinalizadas, com monitores, a primeira para a Cachoeira do escorrega, a segunda para a Cachoeira Mãe, Pai e e Filho e a terceira para a Cachoeira Sete Quedas. Neste Percurso optamos por ir direto para a Sete Quedas e vir descendo pelo lado oposto da Trilha principal, passando no Mirante do Pai e Filho, Cachoeira Mãe e no final a do escorrega. Apesar de ser uma trilha fácil é uma trilha que se tem que tomar muito cuidado, pois as Cachoeiras Mãe e Sete Quedas, apresentam pontos perigosos, e na do Pai e Filho o acesso é só se pular de uma altura consideravel e a volta será ou escorregando pelo Pai e Mãe ou subindo por uma corda. A cachoeira do Escorrega aparentemente não é perigosa, mas isso é só aparência, pois existe um limo marrom altamente escorregadio que sempre está causando quedas, inclusive nesse dia presenciamos uma queda bem séria de um pai que segurava a sua filha bebê de uns tres anos no colo. Ele pisou no limo marrom, escorregou e não teve como colocar as mãos para tras porque estava segurando o bebe, bateu com a cabeça no chão que fez dois cortes bem grandes na nuca por onde saiu muito sangue. Os monitores do Sítio Bambu, prontamente fizeram um curativo e o acompanharam até o pronto socorro. Existem vários registros de morte nessas cachoeiras, é uma trilha fácil sim, mas tem que se ter muito cuidado.
Waypoint

Praça do Sana

Waypoint

Plantação

Logo no início da trilha temos uma plantação de couve
Bilişim

Posto

Posto do meio ambiente de Macaé, aqui tem que se preencher o nome em uma ficha de controle.
Waypoint

Posto do Sítio Bambu

Aqui neste ponto tem que se fazer o pagamento para se entrar no sítio e preencher uma ficha com dados pessoais e termos de responsabilidade. Eles vão colocar uma pulseira colorida para que seja permitido o acesso as cachoeiras.
Kavşak

Entrada para Cachoeira Sete Quedas

Neste ponto saimos da trilha principal e acessamos a Cachoeira da Sete Quedas
Nehir

Travessia

Aqui fazemos a primeira travessia no rio, tem que se tomar cuidado.
Şelale

Cachoeira Sete Quedas

Uma Cachoeira lindíssima, mas tem que se tomar cuidado, pois é escorregadia e existe um grande desnível logo abaixo da cachoeira.
Şelale

Cachoeira do Pai

A cachoeira do Pai dá em uma grande panela na Rocha, apesar do aviso de não pular, as pessoas costumam se jogar no poço de uma altura de uns 12 metros. Para sair do poço só escorregando pelo filho e mãe ou subindo por uma corda. Muito perigoso este salto.
Şelale

Cachoeira do Filho

Esta foto foi tirada do mirante da Cachoeira do filho somente acessada pela Cachoeira do Pai.
Şelale

Cachoeira da Mãe

Extramente linda e extremamente perigosa, as pessoas costumam escorregar pelas corredeiras ou por uma laje lateral. Também constumam saltar da rocha que fica em frente, dependendo da quantidade de agua existe um movimento da agua que costuma prender as pessoas. Existem vários registros de morte. Depois da mae a trilha continua, passa em um sanitário, depois atravessa o rio novamente e chega-se a cachoeira do escorrega, ótima para escorregar, quase não apresenta riscos, exceto o limo marron super escorregadio.

1 comment

  • Fotoğraf Luís Eduardo (Caôca)

    Luís Eduardo (Caôca) 03.Eki.2018

    Uma das trilhas mais fáceis do Sana, uma dica é visitar alguns poços próximos as cachoeiras, como o poço da gruta e outros menos famosos. São uma boa opção para quando a cachoeira esta cheia. São recantos mais tranquilos, mas sempre levando em consideração a segurança, pois existem muitos pontos escorregadios

You can or this trail