3,3
6,6

yakınında: Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro (Brazil)

Seguimos para Boa Vista eu, Berardi e Cadu. Percorremos parte da trilha do Faraó e saímos à esquerda do último casebre (o que estava a venda antes da travessia do rio Boa Vista). Essa picada conduz há outros casebres.
A trilha começa após o último casebre destruído ao lado de uma imensa plantação abandonada. Cadu sugeriu essa picada pois levava até 800 metros de altitude. Nesse início há uma cachoeirinha com uma pedra que dá para sentar e ficar embaixo do refrescante chuveiro natural. Quando ela perde a definição tomamos a frente e fazemos a nossa. A trilha que vamos desenhando e abrindo passa por várias picadas de caçadores. Encontramos jiraus e uma incrível armadilha feita com malha de ferro. Provavelmente para captura de animal selvagem.
Ao nos aproximarmos da crista que é um divisor de águas o inesperado acontece. Nos deparamos com uma trilha larga aberta com foice. Sem poupar vegetação ligando pontos extremos que descem. Percorri ambas as pontas e a trilha segue descendo. Nessa linha há outras trilhas que descem bem marcadas.
Algum caçador, bem provável ser passarinheiro, pois encontrei um bebedouro para aves, andava pela área. Cortes recentes, pegadas e até odor de fezes humanas estavam presentes.
Essa era parte da trilha virtual que agora materializava-se real. Só que não levava ao nosso objetivo. Temos a vista do Fidalgo um tanto quanto distante de onde estávamos. Pela hora percebemos que não era só a distância física mas a do tempo também. Nosso instinto de montanhista nos instiga a subir e concluir o percurso até um cume inédito. Cuja vista nos surpreende. Só ver o conglomerado de rochas, com aquela luz de inverno, que compõe o Corcovado de Friburgo ou Faraó já fez valer a pena. A deslumbrante cobertura vegetal, a bela Serra dos Órgãos e o a desafiadora Serra dos Pirineus nos deixa extasiados.
Resumo do percurso total:
Distância: 16,5 Km.
Tempo transcorrido: 10:19:49.
Subida total: 1.071 m
Descida total: 1.078 m.

- Como chegar:
Em Cachoeiras de Macacu seguir para o Bairro de Boa Vista.
Da rodoviária de Cachoeiras até o fim da estrada de terra são 9,14 Km.

7:38 / 17:54.

Vahşi doğa barınağı

8:38.

8:44

8:47.

Ara nokta

Afloramento rochoso: 9:44 / 15:53.

Kavşak

Bifurcação na crista (divisor de águas)1: 11:39/12:30 - 15:13.

Bifurcação na crista 2: 12:30 / 15:11.

Bifurcação na crista 3: 12:49 / 14:55.

Spor tesisi

Cachoeirinha: 8:59 / 16:46.

Vahşi doğa barınağı

Casebre destruído: 8:51 /17:04.

Cerca: 8:49.

Colo: 12:31 / 15:08.

Direita: 8:54.

Direita: 8:57.

Park

Matinha: 8:53 / 16:56.

Zirve

Mirante do Faraó: 13:54 / 14:28.

Kavşak

Saída da trilha do Faraó à esquerda: 8:34.

À direita trilha do aqueduto: 8:00.

À direita: 7:42.

Çeşme

Última água: 9:10 / 16:31.

Ara nokta

Último ponto da crista: 13:58.