1,0
2,0

yer São João Marcos, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada com início na RJ 149 - Opção de deixar os carros estacionados no acesso a Macundu. Ainda na RJ 149 basta seguir no sentido Rio Claro e entrar na primeira rua à direita. Pronto você já está no caminho! Ignore as opções de entrada à esquerda que logo surgirão após alguns minutos de caminhada. Continua sempre pela principal até chegar no último ponto de acesso possível para carro. Atravessando a porteira (esquerda), siga no caminho que sobe à colina (caminho traçado no Wikiloc). No alto o visual é espetacular!
Uma outra linda opção é não atravessar a porteira e seguir em frente, ultrapassando as barras de ferro que impedem os carros de prosseguirem. No "final" da estrada você chegará na linda Ponte Bela!
Voltando aos carros, siga no sentido Rio Claro e logo à frente surgirá à direita o acesso ao Parque Arqueológico de São João Marcos. Não deixe de visitar! É surpreendente!!!
A visita no Parque é de quarta a domingo.
Talvez seja melhor aproveitar o horário e visitar o Parque primeiro.