Moving time  bir saat 59 dakika

süre  3 saat 9 dakika

Koordinat sayısı 1548

Uploaded 18 Temmuz 2018 Çarşamba

Recorded Temmuz 2018

-
-
1.083 m
865 m
0
2,3
4,6
9,13 km

212 kere bakıldı , 2 kere indirildi

yer Alphaville, São Paulo (Brazil)

Alphaville - Jaraguá

4 yorum

  • scbonome 20.Mar.2019

    Prezado trilheiro,

    O local onde essa trilha foi praticada pertence à área da Reserva Biológica Tamboré, Unidade de Conservação (UC) de Santana de Parnaíba, instituída por meio da Lei Municipal nº 2.689/2005 e regulamentada também pela Lei nº 9.985/2000.

    Tal UC se caracteriza pela preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais. Sua gestão atualmente é realizada pelo Instituto Tegra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, e contempla um conjunto de ações técnicas, administrativas e educativas a fim de preservar a biodiversidade local.

    A área possui um elevado valor ecológico devido às características de relevo, à quantidade de nascentes existentes e à densa biodiversidade que se faz presente. Qualquer pertubação na área, por menor que seja, interfere em anos de trabalho realizado para a ideal preservação dos delicados sistemas ecológicos ali presentes. Há projetos futuros para a implementação de estruturas que permitam a realização de trilhas educativas, sempre acompanhadas por profissionais treinados, com o objetivo de mostrar o local às pessoas, explicar sua importância dentro da cidade e incentivar seu cuidado. No entanto, no presente momento, a visitação só é permitida mediante autorização prévia dos órgãos gestores.

    Toda visitação que não se enquadre nesses termos é proibida e, se realizada, passa a ser considerada como violação dos preceitos contidos na lei municipal supracitada, ficando os infratores sujeitos às penalidades cabíveis.

    Dessa maneira, solicitamos sua colaboração para que não realize novas trilhas no interior da área e divulgue a existência da Reserva Biológica Tamboré, explicando a não possibilidade de visitação e denunciando atividades impróprias realizadas na região aos gestores da Unidade de Conservação.

  • Fotoğraf Rafael Vallejo Fagundes

    Rafael Vallejo Fagundes 25.Mar.2019

    Tive autorização, e tenho consciência ambiental. Sinto informar que a natureza não tem dono.

  • Fotoğraf Rafael Vallejo Fagundes

    Rafael Vallejo Fagundes 25.Mar.2019

    E quando fui um enorme incêndio havia acabado com parte da mata, por que não combateram?

  • scbonome 25.Mar.2019

    Prezado trilheiro, conheço pessoalmente os gestores da UC e sei que eles não fornecem autorização para quem não faz parte da equipe técnica, salvo vistorias de cunho educativo com grupos previamente marcados. A natureza não tem dono, mas infelizmente se faz necessário ter tutores, para que o pouco que resta não seja mau utilizado por quem não tem autorização para realizar qualquer tipo de atividade dentro dos limites das Unidades de Conservação. Inclusive indico a leitura da Lei nº 9.985/2000 que regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

    Em relação aos incêndios e demais dificuldades encontradas na gestão da Reserva Biológica Tamboré, não são medidos esforços para que sejam sanados. No entanto é inegável a dificuldade de adentrar a UC e combater incêndios que muitas vezes tem início em áreas particulares e tomam dimensões muito maiores do que as equipes da Defesa Civil do Município ou até mesma brigada de incêndio de empreendimentos do entorno conseguem combater. Por não se tratar de risco direto à vida humana, incêndios em áreas verdes também não são considerados prioridade de combate pelo Corpo de Bombeiros, ainda mais durante o período de estiagem, quando acontecem inúmeros focos de incêndio em toda a região metropolitana de São Paulo, lembrando que o Corpo de Bombeiros atua em regiões, não apenas nas cidades onde possuem seus postos.

    Ademais, recomendo também a leitura do Plano de Manejo (http://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/meioambiente/pdf/PM_Reserva_Biologica_Tambore_baixa.pdf) , documento de imensa importância que guia todas as ações e projetos a serem realizados na Reserva Biológica Tamboré e que possui em seu planejamento programas para implementação que facilitarão a gestão da UC e que permitirão a manutenção adequada da área, inclusive com visitas guiadas e educativas nas trilhas.

    No entanto, independente de existir ou não tais programas, a entrada sem autorização na Reserva continua sendo proibida e, se realizada, passa a ser considerada como violação dos preceitos contidos na lei municipal citada anteriormente, ficando os infratores sujeitos às penalidades cabíveis.

You can or this trail