süre  7 saat 12 dakika

Koordinat sayısı 1587

Uploaded 03 Nisan 2016 Pazar

Recorded Mart 2016

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1.388 m
779 m
0
3,3
6,7
13,38 km

6308 kere bakıldı , 214 kere indirildi

yer Vila Paraíso, Minas Gerais (Brazil)

Tradicional travessia ligando Belo Horizonte à cidade de Nova Lima passando pelo Pico Belo Horizonte, que é o ponto culminante da Capital mineira. Há subidas e descidas íngremes em alguns pontos; em especial a subida ao Morro da Antena, que é erodida e repleta de filitos. Após o Morro da Antena ao contornar o Pico Belo Horizonte rumo ao seu topo, há uma forte ladeira à esquerda da estreita trilha. De um modo geral a trilha é bem marcada em toda a sua extensão, porém em vários pontos a vegetação beira trilha encontra-se bem crescida.

O ponto alto da Travessia é o visual desde o Pico Belo Horizonte. É possível avistar praticamente toda a Capital, cidades vizinhas e acidentes geográficos importantes como a Serra da Piedade à leste; Serra do Curral à sudoeste-nordeste; o Vale da Mata do Jambreiro ao sul/sudeste; além de pontos mais distantes como Pedra Grande de Igarapé; Três Irmãos em Brumadinho; Serra do Rola Moça e Pico do Itabirito, dentre outros. Também é interessante observar a vegetação local, típica de áreas de transição; alternando trechos abertos com outros sombreados; com plantas de cerrado e de mata atlântica.

Esta Travessia possui trechos em asfalto tanto no seu início quanto ao seu final. A tradição manda iniciar nas imediações do Hospital da Baleia em Belo Horizonte e encerrar na Praça do Mineiro em Nova Lima. Porém fica a critério do caminhante escolher o ponto a iniciar a caminhada; seja no Cemitério da Saudade ou no Hospital da Baleia; ou ainda o ponto a encerrar a caminhada; que pode ser ao início do asfalto ou outro ponto qualquer em Nova Lima. Se excluir os trechos de asfalto, bem como eventual passagem pela Mata da Baleia; a Travessia BH a Nova Lima possui aproximadamente 10 km, predominando trilhas; porém com algumas curtas ligações por estradinhas.

Há água pelo trajeto, mas somente no trecho após o Pico Belo Horizonte, na descida para Nova Lima. Porém recomendamos sempre purificá-la; ou mesmo evitar ingestão, em especial aquela do primeiro ponto após a descida do Pico Belo Horizonte (Rala Bunda), bem próxima à estradinha. Ocorre que parte da região foi área de mineração até alguns anos atrás. Exceção seria a água do riacho já na parte final da travessia, quando há um encontro de afluentes do Jambreiro. Há ainda uma cascatinha artificial em meio à matinha periférica do Jambreiro, já na descida para Nova Lima que permite um refresco rápido.

Dado aos aclives, declives e trilhas sujas por grande parte da rota, esta Travessia torna-se excelente opção de treinamento para outras aventuras mais longas.

Importante:
Há uma opção estendida para esta Travessia. É a variante com passagem pela Mata da Baleia, com início nas imediações do Cemitério da Saudade e interceptando esta Rota Tradicional poucos metros acima do Hospital da Baleia - Caixa d'água da Copasa. Esta variante aumenta o trajeto em torno de 3 km.

► Se possível procure realizar a Travessia abastecido com água; ou então use purificador. Para os casos de emergência, caso chegar ao Morro das Antenas e estiver sem água procure o Posto da Polícia Militar no lado oposto das antenas. Porém não faça dessa possibilidade um costume.

► O desvio da mineradora apresentado neste relato/rota é interessante porque evita alguma eventual indisposição com os guardas da mineradora aos pés do Morro das Antenas, fato que temos tido notícias ultimamente.

► Esta travessia predomina trilhas, porém há trechos curtos com estradinhas. As trilhas estão sujas com vegetação beira trilha; por isso ao realizá-la utilize calças compridas e camisas com mangas longas.

► Após a descida do Pico Belo Horizonte ao adentrar na capoeira há uma cavidade de enxurrada junto à trilha que pode confundir. Foi o que aconteceu conosco. Porém, retornamos ao ponto em que a trilha deixa a cavidade e sai pela direita; marcando a saída correta.

► Carta Topográfica IBGE: Belo Horizonte

Leia no Blog Chico Trekking o relato dessa pernada, pois isto pode ajudá-lo a compreender o tracklog.
Link abaixo

View more external

Cascatinha
Chegada da Mata da Baleia vindo do leste
Rego ao lado da Trilha
Bifurca$$o - Siga reto
Copasa Direita
Calçamento - Portão Mangabeiras
Pra$a do Mineiro - FIM - $nibus BH na esquina
ATENCAO: Entre a direita para trilha correta
Pico Belo Horizonte
Direita Descendo - Atalho fuga da Mineradora
Antenas
Linha Alta Tens$o
Pol$cia Militar
Mineração à esquerda-abaixo
Cruzar Estradinha - seguir reto pela trilha do outro lado

45 yorum

  • Fotoğraf Robson Ð Oliveira

    Robson Ð Oliveira 25.Nis.2016

    Olá, rrsfc!
    Recebi sua mensagem por eu estar compartilhado nesse Track! sobre a sua pergunta, se queres fazer toda a travessia de Bike, não será possível por passar dentro de mata fechada e lugares bem difíceis de transpor com Bike, mas nada impossível de querer fazer.

    Durante a travessia há pequenos trechos que dá pra fazer de Bike, mas só pequenos trechos, impossibilitando completar toda ela.

    Faça essa travessia a pé para conhecer o percurso, caso goste muito muita aventura, experimente ir de Bike.

    Abs!

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 26.Nis.2016

    Ei rrsfc,
    Tudo bem contigo?

    Como o Robson escreveu, essa pequena travessia tem alguns pontos mais complicados, como a descida e subida do atalho; o ataque final ao Morro das Antenas e outros próximos à Cascatinha que podem dificultar o uso de bike. Porém, na região é comum várias rotas com antigas estradinhas e/ou trilhas mais abertas em que podem oferecer boas aventuras.
    Seja de bike ou à pé, recomendo conhecer a região.

    Grande abraço, obrigado pela visita!

  • mraquels 29.Ara.2016

    Oi Chico, só alegria?
    Qual é a bandeirinha da cascatinha? Riacho, H2O ou rego d'água ao lado da trilha?
    Abração! Saudade d'ocê!

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 30.Ara.2016

    Ei Raquel,
    Bom te ver por aqui; saudades também.
    A 'Bandeirinha' da Cascatinha é: Cascatinha ehehe... Está bem antes dos waypoints citados por você. Verifique no km 8,2 ok? Lá está a cascatinha!
    Abração pra Ti, tudo de bom e belo em 2017!!!

  • mraquels 04.Oca.2017

    kkkkkkkkk O zoom que eu dei aparecia apenas uma bandeirinha dizendo H2O...as que eu citei estão por volta do km 10,5. Valeu Chico! Foi com essa travessia que eu iniciei minha vida de caminhante em 1986. Bons tempos viu!
    Belas caminhadas em 2017 pra você! A gente se vê por aí! Abração!!!

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 23.Oca.2017

    Fala Raquel,
    Tem razão, essa rota foi a primeira de muita gente. Qdo me mudei pra BH também fiz, uns 20 anos atrás eheheh... Hj tá bem diferente com aquela mineradora; mas não perdeu seu charme: a vista é sensacional. Abraços pra vc, nos vemos nas trilhas.

  • Fotoğraf IgorAbsorto

    IgorAbsorto 15.Ağu.2017

    I have followed this trail  View more

    Log bastante informativo e acurado. A descrição e a postagem completa no blog ajudaram muito. Ficar atento apenas na parte do desvio da Mineradora, por volta do km 3. Nessa parte a trilha mais batida é a que passa pelo terreno da mineradora. Outra parte que é bom ficar atento é após o Pico de Belo Horizonte, no inicio da descida para Nova Lima onde os muitos trilhos de motocross e também a estrada para a Cava da Mina podem causar confusão. Nessa parte é importante ficar atento para não perder o ponto de entrada.

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 16.Ağu.2017

    Excelentes observações Igor!
    Muito grato pelo feedback e por enriquecer as informações!
    Abraços

  • Fotoğraf danilomagnani21

    danilomagnani21 14.Eyl.2017

    Olá, gostaria de saber sobre a segurança do local, sempre ouço falar que a região mais próxima ao hospital da baleia costuma ser perigosa, tem risco de assaltos, isso procede?

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 14.Eyl.2017

    Danilo,
    A subida pela Baleia é mais segura que aquela vinda mais à leste. Não tenho tido notícias de algum problema recente por ali. Se desejar, nesse próximo sábado, dia 16 estarei ali nessa rota. Se quiser se juntar envie um e-mail para chicotrekking@gmail.com. Fico no aguardo, abs

  • Fotoğraf danilomagnani21

    danilomagnani21 14.Eyl.2017

    Estava querendo ir esse sábado mesmo, obrigado

  • Fotoğraf danilomagnani21

    danilomagnani21 15.Eyl.2017

    Essa cascatinha é onde vcs podem se banhar e onde dá pra tomar água? https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/bh-a-nova-lima-desviando-da-mineradora-12802406#wp-12802407/photo-7880949

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 15.Eyl.2017

    Sim, esse é um dos pontos de água perene na rota. Mas nesse período de seca se reduz muito. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/bh-a-nova-lima-desviando-da-mineradora-12802406#wp-12802407/photo-7880949

  • Fotoğraf danilomagnani21

    danilomagnani21 15.Eyl.2017

    De todo modo já ajuda, pelo menos já sei onde encher minha garrafinha, vlw! https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/bh-a-nova-lima-desviando-da-mineradora-12802406#wp-12802407/photo-7880949

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 15.Eyl.2017

    Isto mesmo!
    Nessa época da seca é bom começar com uns 2 litros d'água. No meio reabastece nesse ponto e no mesmo curso, logo mais à frente! https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/bh-a-nova-lima-desviando-da-mineradora-12802406#wp-12802407/photo-7880949

  • Fotoğraf danilomagnani21

    danilomagnani21 17.Eyl.2017

    Fui lá hoje só até uma parte da trilha pra conhecer e voltei, achei o lugar até um pouco perigoso por conta da altitude, tem lugares que a trilha tem bastante pedras soltas e logo ao lado dela um penhasco grande, qualquer desequilíbrio ali pode ser bem perigoso, imagino que deva ter outros pontos perigosos tbm (fui só um pequeno trecho, até um pouco antes do pico das torres)! Mas a vista é sim maravilhosa!!

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 17.Eyl.2017

    Bacana Danilo,
    Estivemos por lá tb, por pouco não nos encontramos. Começamos às 7h30 e encerramos às 14h00. Se tivesse nos contatado como sugeri acima certamente poderíamos tê-lo auxiliado em algo. Esses pontos que se referiu requerem atenção e é isto que nos mantém na trilha. Praticar trekking requer atenção constante aonde pisa, aonde se coloca a mão; aonde se senta para descansar etc... À medida que vamos praticando adquirimos maior confiança. Portanto, continue a caminhar, é uma atividade prazerosa! Precisando de algo estamos aí... Abraços

  • Fotoğraf danilomagnani21

    danilomagnani21 20.Eyl.2017

    Ah sim, por pouco mesmo, hehe!! Estava reparando que sua trilha vcs não seguiram o caminho mais conhecido no início. Um pouco pra cima da caixa d'água vcs parecem ter pego um caminho alternativo à direita (numa bifurcação) ao invés de seguir a esquerda num caminho mais íngreme onde os outros trilheiros parecem usar mais! Vcs fizeram isso pra passar longe da mineradora? Esse desvio tem alguma outra vantagem? Sai lá em cima no pico BH do mesmo jeito? Eu já tenho alguma vivência nisso de tempos que passava fazendo no interior, aqui em BH foi a primeira vez, é mto bom sim!! Abs

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 20.Eyl.2017

    Ei Danilo,
    Esse desvio é justamente para fugir da mineradora; que atualmente está em plena atividade e com funda cava; evitando também possíveis indisposições. Esta é a vantagem. E após beirar Mangabeiras levará ao Pico BH.

  • Fotoğraf antoniakelli

    antoniakelli 21.Oca.2018

    Fiz essa trilha em Julho de 2017 em um domingo passando pelo hospital e sinceramente, não havia reparado em um portao no caminho, no complexo do hospital. Ontem fizemos essa trilha e nos deparamos com esse portão fechado e nisso, passamos pela esquerda numa abertura rente à ele e ao cercado. Ficamos com receio em pedir a chave ao vigia e o mesmo não permitir nossa entrada, correndo o risco de voltarmos para trás.

  • Fotoğraf antoniakelli

    antoniakelli 21.Oca.2018

    Havia esse portão a ultima vez que vcs fizeram? Tenho receio em dar problema, caso necessitamos em fazer essa caminhada novamente, porque passar pela mata acho perigoso...

  • Fotoğraf vladimir carneiro

    vladimir carneiro 05.Şub.2018

    Olá! Tive nesta trilha hoje, sozinho, com chuva e neblina, muito top, me diverti muito. Requer cuidado no atalho para o pico belo horizonte em 2 trechos, perigo real... Mas com calma e foco a recompensa vale a pena. Caso vcs combinem com a galera umas trilhas me interesso. Valeu.

  • Fotoğraf vladimir carneiro

    vladimir carneiro 11.Şub.2018

    Errata: requer cuidado no desvio da mineradora.

  • Fotoğraf Andre Leopoldino (Dino)

    Andre Leopoldino (Dino) 19.Şub.2018

    I have followed this trail  doğrulanmış  View more

    Realizada em 17/02/2018.

    Físico: a subida do Pico BH é íngreme mas não se assuste. É curta.

    Navegação: A trilha possui muitos cruzamentos e diversos não são bem definidos. É bom ficar de olho no GPS. (o primeiro é o "atalho para não passar pelo portão da Vale" - fica fora de vista no sentido da trilha)

    Visual: um visual bem diversificado com cidade, mina, lago e montanhas!

    Estado: Não pegamos trilha fechada em nenhum trecho. Alguns pontos com
    erosão e após o Pico BH a trilha fica bem degradada por conta da utilização do pessoal de motocross.

    Tracklog muito bem detalhado como sempre.
    Valeu Chico!

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 23.Şub.2018

    O Dino,
    Obrigado pelo feedback.

    Essa trilha vem mudando muito nos últimos anos... Imagina você que anos atrás passávamos por onde hoje é aquela cava aos pés do Pico BH; e nos trechos adiante motos não circulavam... Fiquei desapontado a última vez que passei, a trilha tá toda destruída!
    Um abraço, em breve tmj!

  • Fotoğraf danilomagnani21

    danilomagnani21 23.Şub.2018

    Essa parte da trilha degradada é na parte já mais próxima de Nova Lima? Pelas fotos e algumas outras descrições que já li achei que o trecho naquela região era de mata fechada. E qdo fui até o Pico BH vi alguns motoqueiros sim pelo caminho, infelizmente é uma atividade que causa danos muitas vezes irreparáveis à região.

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 25.Şub.2018

    Ei Danilo,
    A parte que era mais preservada e atualmente também degradou-se é o trecho da linha de alta tensão até a quedinha e trecho a seguir, até interceptar a variante. Quando passei a última vez já haviam valas e perda de vegetação, inclusive arbustiva.

  • Fotoğraf Honorato Paiva

    Honorato Paiva 31.Mar.2018

    Chico, pra início de conversa, meus parabéns pelo mapa, ficou muito top! Quero participar de alguma com você, tenho certeza de que vou aprender muito na sua cia. Outra coisa, fui lá sozinho, debaixo de chuva no dia 4 de fevereiro também, não sei como não encontrei com o amigo Vladimir aí... Hehehe! Se bem que do lado do marco lá no pico BH vi uma espécie de guarda chuva azul jogado no chão, quem sabe não era dele? Kkkkkkk Meu caro Chico, vou te mandar um email pra fazer parte da tropa aí, ok? Abraço!

  • Fotoğraf Honorato Paiva

    Honorato Paiva 31.Mar.2018

    Outra coisa importante de citar, que esqueci. Graças a sua trilha no app, fiz meu primeiro trekking, ou hiking, como queiram. Gratidão.

  • Fotoğraf Honorato Paiva

    Honorato Paiva 01.Nis.2018

    I have followed this trail  doğrulanmış  View more

    Excelente!

  • Fotoğraf Gustavo Ferreira de Souza

    Gustavo Ferreira de Souza 01.Tem.2018

    Olá amigos, como voltar de nova lima? tem ônibus?

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 02.Tem.2018

    Ei Gustavo, tudo bem?
    "Volta: Linha metropolitana 3832 ou 3831 (Nova Lima a BH), embarcando no ponto próximo à Praça do Mineiro e desembarcando no centro de BH."

    Trecho retirado do relato em nosso Blog: http://www.chicotrekking.com.br/2016/04/bh-nova-lima-charmosa-travessia-nos.html

    Obrigado pela visita e comentário. Precisando de algo mais é só escrever.
    Abraços

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 15.Tem.2018

    Ei Honorato,
    Não sei se por bug do Wikiloc mas somente agora recebi alerta e visualizei o seu comentário!
    Que bom que deu tudo certo; espero que você tenha feito vários outros trekking desde este último!
    Precisando de algo estamos aí.
    Abraços, obrigado pelo feedback

  • lucasdepaulalima 14.Ağu.2018

    Amigo! Boa tarde! Ano passado fui seguir sua trilha! Porém ao inverso! Começamos em Nova Lima para sair no mangabeiras. Na parte que você chamou de “decida rala bunda” fomos atacados por vespas!! Não tem um caminho alternativo para aquele?

  • Fotoğraf danilomagnani21

    danilomagnani21 14.Ağu.2018

    Putz... vespas?? Que perigo!!!

  • lucasdepaulalima 14.Ağu.2018

    Sim! Eu dei sorte, tomei só uma picada! Porém meu amigo tomou umas 5!

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 15.Ağu.2018

    Olá Lucas,
    Realmente vespas podem ser um grande problema! Ainda bem que foi um pequeno ataque!
    No ponto, a opção é fazer um contorno mais longo pela direita (vindo de Nova Lima, continua pela estrada, numa curva/declive suaves. Adiante observará à sua esquerda uma trilha discreta, que em aclive o levará até uma estradinha já bem próximo à Base sul do Pico BH). Na dúvida, consulte o mapa e faça um desenho pra lhe auxiliar, caso volte a percorrer o trecho.
    Muito obrigado pelo comentário, bons ventos e boa sorte nos próximos, sem vespas! Abraços

  • Fotoğraf Hélio Jr

    Hélio Jr 16.Ağu.2018

    I have followed this trail  View more

    Caminhada bem tranquila, programa pra quem não quer ficar à toa na cidade rs.
    Sobre água, agora no período de estiagem, somente na Cascatinha e naquele afluente do Jambreiro já no fim do trajeto. Diante das condições da região, recomendo levar água o suficiente para o dia inteiro.
    Alguns pontos realmente estão bem detonados pelas motos, dou destaque para a descida que precede a chegada ao afluente do Jambreiro, que cruzamos pela última vez. Parece um tobogã, o que dificulta a caminhada.

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 18.Ağu.2018

    Ótima atualização Hélio. Obrigado pela avaliação. Abraços

  • guilhermenascimento 25.Tem.2019

    Primeira trilha que fiz aos 8 anos de idade ....

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 29.Tem.2019

    Que bom Guilherme... E como foi? Poderia nos contar?
    Retornou outras vezes?
    Se positivo, quais mudanças você notou na rota?
    Abraços, obrigado pelo comentário

  • guilhermenascimento 29.Tem.2019

    Última vez que fui . Já tinha passado trator aí na subida do pico BH.
    Ao lado das torres ainda não tinha essa contenções.
    Passava pela estrada perto da lagoa.

  • guilhermenascimento 29.Tem.2019

    Da mina ainda estava bem rasa a água .

  • guilhermenascimento 29.Tem.2019

    Tenho muitas fotos aí da região. Depois envio pra vc

  • Fotoğraf Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 07.Ağu.2019

    Agradecido pela gentileza Guilherme, aguardo.
    Abraços

You can or this trail