Moving time  bir saat 41 dakika

Recorded Kasım 2019

1,4
2,9

yer Rio Grande da Serra, São Paulo (Brazil)

Trilha da Cachoeira da Fumaça (+ metade da descida de cachoeiras, até o segundo poço), Cachoeira dos Grampos e Cachoeira da Tartaruga

Dificuldade Técnica: Moderada
Exposição ao Sol: Moderada (céu aberto nos pontos principais)
Periculosidade: Intermediária (desde escorregões até assaltos)

Inicialmente a trilha começa no meio da rodovia entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, num portão à direita. O caminho começa com pequenos córregos (o primeiro será sua salvação na volta) e lama. Na ida não se preocupe com o quanto você irá se sujar, depois é só se limpar na cachoeira, o problema mesmo é a volta.
O caminho permanece reto por um bom tempo com o mato meio aberto, aos poucos ele se fecha e fica bem denso, mas nada de varar mato. Algumas passagens no barro são leves, coisa de apenas atolar os pés. Mais a frente algumas passagens são mais fundas, se for pisando em qualquer ponto pode atolar até o joelho. Depois são mais passagens por córregos e rios com pequenas subidas e descidas para se manter nas trilhas laterais do rio.

Possui uma bifurcação em que um momento deve-se descer o caminho e não seguir (veja os waypoints).

Boa parte da trilha a partir da fumaça ficou ruim pois dois fatores. Não decidíamos se íamos direto pra dos grampos sem esperar o pessoal. Acabamos voltando e dizendo onde íamos e depois fomos. Por isso tá marcado rabiscado perto da Tartaruga até a dos Grampos. Também houve erros na localização porque eu pausei a gravação e lembrei só lá na frente... hahhahahah

Na dos Grampos, havia gente fazendo rapel.
Voltamos e fomos para a fumaça, e descemos até o segundo poço da fumaça. O barranco ao lado esquerdo ajuda muito para descer, mas é bem cansativo, o barranco é barrancado MESMO. Descendo ao longo das cachoeiras, chegamos na do poço da fumaça, onde se da pra ver o rio solvay.

A trilha é moderada no barro e difícil pra descer até o poço, mas não é necessario cordas.
A volta não foi registrada, mas foi feita pela Cachoeira dos grampos (rio vermelho, caso queira voltar pelo rio e não ter que passar perrengue no barro da volta, basta seguir o rio até encontrar um tronco por cima de uma tubulaçao antiga de concreto. Para maior entendimento do percurso do rio, veja minha outra trilha https://www.wikiloc.com/hiking-trails/ferradura-via-rio-vermelho-ate-a-cachoeira-do-anubis-paranapiacaba-43650085).

Recomendo:
1,5L de água (relativo, depende do tempo no dia e se você fuma rsrsrsrsrs)
Lanche leve e bem nutritivo.
Cajado inicialmente e mãos livres posteriormente.
Bota ou tênis que não possui apego (PELO AMOR DE DEUS, NÃO VÁ DESCALÇO, TÊNIS LISO E NEM DE CHINELO).
Atenção! (cobras, aranhas e tudo que possa imaginar tem no caminho, não é tão frequente, mas a possibilidade não é pequena).

OBS.: Trilha proibída, sujeito à multa (chance pequena, massssss.....)

EVITE FAZER EM DIAS CHUVOSOS E LEVE O SEU LIXO EMBORA.
Kapı

Portão

Começo da lama

Kavşak

Esquerda

Esse caminho mostrado na foto é o errado, pegue à esquerda em relação ao galho ainda preso

Rio

zirve

Mirante

Fumacinha

Caminho para fumaça à esquerda. Grampos a direita

Şelale

Cachoeira da Tartaruga

Grampos

Rapel Cachoeira dos grampos

Cachú da fumaça

zirve

Mirante ao lado da fumaça

Şelale

Fumaça de baixo (primeira queda)

Fumaça de baixo (primeira e segunda queda)