4,1
8,2

yakınında: Pinhal Alto, Rio Grande do Sul (Brazil)

Trilha percorrida pelo Projeto Fim-da-Picada do Movimento Roessler em 25 de Julho de 2015.

Hiking circular de seis horas partindo da localidade de Jammerthal em Picada Café, no sentido anti-horário , em direção a Passo Fundo Eck, Pinhal Alto e Santa Inês, vencendo um desnível de 460 metros em três etapas, com trechos planos entre cada uma delas.
Os primeiros quatro quilômetros acompanham o curso a montante do arroio Macaquinho. Depois é preciso subir pela encosta até Pinhal Alto, aonde há um local aprazível para repousar e lanchar em frente a igreja. Já retornando, toma-se o caminho por Santa Inês para evitar o tráfego de veículos na Estrada Vicente Prieto, a qual será retomada mais adiante, até poder sair dela pela rua Pedro Schneider. Ao chegar novamente ao arroio Macaquinho, ele pode ser atravessado por uma ponte pênsil, ou pela água na altura das panturrilhas. A melhor época para cumprir este trajeto é no inverno, quando há abundância de frutas cítricas maduras pelo caminho, que ajudam na hidratação.