süre  4 saat 17 dakika

Recorded Haziran 2015

2,1
4,2

yer Sana, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha no geral tranquila que pode durar entre e 3 e 5hs, dependendo do ritmo. Foi minha segunda tentativa já que na primeira o tempo estava muito ruim. Fiquei no camping Jatobá que possui uma boa estrutura. O único problema é que não pode colocar bebida na geladeira que fica restrito a administração do camping. Levei bebida e não dava para colocar para gelar. Um problema para quem vai encarar uma caminhada longa e com sol forte como estava no dia. A opção foi bater um papo com o rapaz da padaria para deixar uma garrafa de água congelando e no dia seguinte pegar e aproveitar para tomar um café da manhã. A padaria fica perto do camping e abre 06:30.
Informações do camping: http://www.campingjatoba.com.br. Não deixe de visitar o rio Sana que passa por trás do camping.

A trilha se inicia no mesmo caminho que dá acesso as cacheiras. Boa parte do percurso, você vai caminhando com o rio Sana ao lado, até chegar o momento de cruzar ele. Depois de cruzar o rio, chega o pasto. Tive problema com algumas vacas no caminho que me fizeram sair um pouco da rota. Tive relatos que costumam avançar em quem chega perto. Neste local é o único momento que dá para ser perde um pouco. É um pasto que você sobe e não dá para ver direito o caminho certo. Não descida os vários caminhos ficam visíveis.

Até o último ponto de água, é uma trilha para todos. Depois começa uma subida forte quase sem fim. Alguns podem sofrer um pouco. Nessa subida até a pedra que ainda não é o cume, temos duas cordas para apoio. Chegando na pedra, temos mais três cordas. A passagem pelas as cordas são tranquilas.

Chegando no cume, não deixe de explorar a área. Existe um mirante que também dá uma vista legal. Curta a paisagem. Na volta, aproveite para dar uma passada nas cachoeiras.
kamp alanı

6 yorum

• Fotoğraf Ditho Espinelo

Ditho Espinelo 05.May.2016

Muito boa as orientações e explicações feitas. Assim que der vou fazer esta trilha. Parabéns Fidelis.

• bferreira 01.Haz.2016

Evitar horários de sol a pino durante passagem pelo pasto. Subida forte e descampada.

• Fotoğraf Joe Rodrigues

Joe Rodrigues 23.Oca.2017

Nunca havia feito essa trilha e minha maior preocupação era no pasto após atravessar o rio, porém seguindo a rota não há erro de se perder. Show de bola fidelisffv! Obrigado por compartilhar!!!

• Fotoğraf DiegoCruz

DiegoCruz 06.Şub.2017

Fiz essa trilha em jan/2017 e esse tracklog foi extremamente útil. Há um trecho do percurso que passa através de um pasto com dezenas de caminhos feitos pelos gados que ficam ali. A trilha original para o pico não é nada trivial de achar. Muito fácil se perder nessa parte (sem o mapa). Passada essa parte, a trilha adentra a floresta e a orientação fica tranquila. A parte mais cansativa é no final onde tem uma subida um pouco íngreme já para o pico. Muito bem feito o tracklog!

• Fotoğraf Maicon Muller

Maicon Muller 26.Oca.2018

Vale muito a pena ir.

• Fotoğraf Joe Rodrigues

Joe Rodrigues 20.Şub.2018

Após um ano e um mês refiz essa trilha na segunda de carnaval, mas desta vez sem o tracklog e fiz de boa. Só uma observação. Após cruzar o rio, realmente havia a Porteira5, mas agora tiraram a porteira, cercaram e abriram um quebra-corpo logo ao lado. Só observar a placa indicativa da trilha presa na cerca.