süre  2 saat 12 dakika

Recorded Ekim 2017

1,7
3,5

yer  Banca, Bahia (Brazil)

Trilha desde a rodovia BA-142 até a Cachoeira dos Cristais, passando pela Três Barras. Cachoeiras estão no município de Andaraí, mas o início da trilha está mais próximo da cidade de Mucugê.

COMO CHEGAR:
A trilha tem início na beira da rodovia BA-142, que dá acesso à várias cidades da Chapada Diamantina. O ponto inicial está entre os municípios de Andaraí e Mucugê, já na parte alta da estrada. Desde Andaraí, saída de baixo da cidade, são 33km pela rodovia. Já em Mucugê, desde a última saída são 11km até o ponto inicial.

Não há qualquer indicação no local onde a trilha começa, mas não é difícil de localizar. Para quem sai de Mucugê, recomendo prestar atenção na segunda reta longa que existe após as antenas. Já para quem sobe, saindo de Andaraí, atente-se após passar pela entrada de cima de Igatu.

Quase no meio de uma longa reta há uma estradinha de terra discreta que sai perpendicular à rodovia, próximo a postes de energia.

A TRILHA:
A parte inicial é por uma espécie de estradinha sobre lajeados rochosos. Para quem está de carro é possível percorrer um curto trecho com o veículo, deixando-o fora da vista de quem está passa pela estrada. De moto é possível percorrer quase 500 metros, indo até o ponto em que a estradinha acaba e vira uma trilha em single track. De bike dá pra avançar ainda mais, seguindo pelo single track até o ponto "Visual cachoeira", onde começa a descida do chapadão.

A trilha é bem demarcada até o segundo encontro com o Rio Piabas (4,4km), após este trecho é um caminho discreto que segue pelas margens do rio. Somente na chegada à cachoeira dos Cristais é que é preciso pular algumas pedras no leito.

Do ponto inicial ao ponto "Visual cachoeira" a trilha segue praticamente plana pelo topo do chapadão, há somente um declive suave neste trecho. Após ter o visual de uma queda do Rio Piabas, começa uma descida moderada, com alguns trechos em zigue-zague. Após o mirante para o Vale do Rio Piabas é uma descida acentuada até o leito do rio.

No primeiro encontro com o Rio Piabas, atravesse-o em linha reta, andando paralelo ao poço que se forma abaixo. Quando se aproximar da outra margem verá a entrada da trilha. Depois de percorrer um trecho de cerrado, a trilha se aproxima a um encontro do Piabas com seu afluente. É um trecho meio confuso, já que a trilha não está tão demarcada e existem alguns lajeados pra confundir. Siga margeando o afluente até encontrar um ponto em que é possível atravessá-lo com um pulo. Siga pela discreta trilha até reencontrar o Rio Piabas, desta vez com um leito mais estreito.

A trilha te joga para o leito, numa parte onde é possível andar sobre um lajeado (caso o rio esteja em condições normais). Avance alguns metros e entre numa trilha discreta à esquerda. Após passar o primeiro poço do rio, a trilha te joga novamente para o rio. Desta vez atravesse-o e siga pela outra margem por uma trilha discreta. Somente nas proximidades da cachoeira é que será preciso cruzar o rio mais uma vez. Na parte final há uma trilha discreta na margem que te levará diretamente ao poço.

A cachoeira Três Barras possui uma belíssima queda e um excelente poço para banho. A área é bem aberta, então é garantia de sol em boa parte do dia.

De frente para a cachoeira, note que há uma mata ciliar à direita. Para subir, sentido Cristais, é preciso passar por dentro dessa mata. Cruze o rio próximo ao poço e vá avançando entre pedras até o ponto em que é possível notar uma trilha discreta à direita. Esta parte da caminhada vai subindo o leito quase seco de um pequeno afluente do Piabas. Trata-se de uma subida moderada.

Depois de avançar pelo leito, no ponto marcado "subir à esquerda", o leito do rio faz uma curva pra direita. Saia do leito e suba pela esquerda, por uma trilha demarcada, porém discreta. Após cruzar um divisor de águas, você chegará ao Rio Piabas mais uma vez.

Mantenha à direita, depois de alguma centena de metros será preciso atravessá-lo. Este trecho até a Cachoeira Cristais possui a trilha ainda mais discreta que o anterior, sendo sugerido o caminho que possui menos obstáculos. Depois de avançar um pouco pela esquerda, retorne à direita e avance até o fim, andando bem rente ao paredão.

Já próximo aos Cristais a vegetação te joga para o meio do leito, por onde é preciso avançar pulando pedrinhas até o final. A cachoeira possui uma queda belíssima e fica no fundo de um cânion. O poço é menor que o das Três Barras e com muitos blocos rochosos, portanto não é muito bom para nadar. Devido a localização da cachoeira, sol somente até o início da tarde.

Olhando de frente para a cachoeira Cristais, verá que à direita há um cânion mais estreito, por onde corre uma água em direção ao poço da cachoeira. Ao final deste pequeno cânion fica a Cachoeira do Bequinho. Local com pouquíssima exposição ao sol. Se chegar cedo vale a pena explorar.

OBSERVAÇÕES:
> Trilha de nível moderado, para iniciantes pode ser considerada como uma trilha difícil/pesada.

> Atente-se para o fato de que são curtos os trechos percorridos no leito do rio (pulando pedras); as trilhas são discretas, mas estão lá.

> Em caso de cabeça d'água (tromba d'água) saia imediatamente do local. Não há risco iminente de morte caso ocorra esse fenômeno, tendo em vista que os leitos são largos e que será preciso MUITA ÁGUA pra elevar substancialmente o nível do rio. Em relação ao trecho final, que é mais estreito, o rio corre por baixo das pedras. Em caso de cabeça d'água o rio precisa subir até correr superficialmente. Em todos os casos, procure um abrigo.

> Não há qualquer infraestrutura ao longo da trilha, leve água e lanche.

> Trilha com alta exposição ao tempo, use chapéu e protetor solar.

> Trilha estreita em grande parte, quase sempre há o contato com a vegetação: ande com braços e pernas protegidos.

> Cachoeiras inseridas no Parque Nacional da Chapada Diamantina, acesso livre e gratuito.

> Você está em uma unidade de conservação federal, LEVE SEU LIXO DE VOLTA E NÃO FAÇA FOGUEIRAS.