Moving time  15 dakika

süre  51 dakika

Koordinat sayısı 425

Uploaded 13 Temmuz 2019 Cumartesi

Recorded Temmuz 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
475 m
398 m
0
1,3
2,6
5,18 km

52 kere bakıldı , 2 kere indirildi

yer Afonso, Rio de Janeiro (Brazil)

RESUMO
ASSIS, J. R. da. Trilhas ecológicas do Jequitibá: uma ferramenta no resgate da identidade e da diversidade ambiental. 2019. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Este trabalho apresenta novos pontos de atratividade obtidos após a unificação das trilhas do Jequitibá e Cristais, no Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu. É proposto um roteiro interpretativo que explora os pontos de atratividade dos diversos trechos das trilhas unificadas. Propõe-se também um novo percurso, potencializando os atrativos e reduzindo o pisoteio das vias até o jequitibá milenar. Para esta pesquisa, foram escolhidos elementos de avaliação do traçado, da rota (distância, declividade, altitude, tempo médio de trajeto). Inicialmente, a trilha do Jequitibá original apresentava cerca de 400 metros em um trajeto de ida e volta, o que gerava impacto antrópico adicional e queda no interesse dos pontos de atratividade no trajeto de retorno. No novo traçado proposto, são adicionados 800 metros, os quais propiciam novas atratividades. As mudanças de traçado decorrentes e os pontos de atratividade a serem adicionados ao novo trajeto foram relacionados com o Guia de Campo do conjunto de trilhas, que agora apresenta aproximadamente 1.200 metros. Os pontos gerados pela coleta de dados e a interpretação servem a uma adequação didática ao conteúdo formal de biologia, cujas relações estão em site disponível ao professor e ao visitante. Foram consideradas também propriedades fitoterápicas de indivíduos arbóreos ao longo da trilha, visando atribuir valor terapêutico como mais um elemento que reforça a prática de trilhas em unidades de conservação. A pesquisa produziu um Guia de Campo específico para a trilha do Jequitibá-Cristais, que nesta pesquisa é denominada trilhas do Jequitibá. Os aspectos topográficos, geológicos e a diversidade biológica comporão um conjunto de informações disponibilizadas à consulta e à utilização nas atividades de campo, principalmente para professores, alunos e visitantes. O Guia de Campo das trilhas do Jequitibá apresenta uma síntese do trabalho, visando principalmente discutir a importância dos ambientes não formais de ensino e a valorização das unidades de conservação e de suas trilhas não apenas como ambientes de entretenimento e conhecimento, mas também como locais de sensibilização ambiental e práticas saudáveis e terapêuticas.
Palavras-chave: Unidade de conservação. Trilhas interpretativas. Educação ambiental. Banho de floresta. Sensibilização ambiental.
fotoğraf

PA 05; PA 06 e PA 07

PA05: Raiz Cedro x Rocha. Destacando a interação rocha e vegetais; PA06: Rochas Tectônicas, destacando a dinâmica do solo no processo de terraformação; PA07: Paredão dos Cedros Rosa destacando anastomoses radiculares.
fotoğraf

Indivíduo arbóreo

Grandes arvores ao longo da trilha indica elevado grau de regeneração florestal.
fotoğraf

PA 09

Pau Jacaré: destacando o Clímax Dinâmico característico dos processos de sucessão ecológica em florestas ombrofilias densas. Esse indivíduo exala fitocinídios que agem como antimicrobianos e anti micóticos.
fotoğraf

PA 11

Toca de animal: Mesmo não visível a fauna deixa seus rastros.
fotoğraf

Comparação morfológica

Diversidade de estruturas de caule: de um lato uma Estipe de palmácea, de outro um Tronco lenhoso tabular.
fotoğraf

Indivíduo arbóreo

Garapa: Apuleia leiocarpa
fotoğraf

PA 14

Indivíduo arbóreo colossal: Jequitibá Rosa Cariniana legalis (Mart.) Kunze - Lecythidaceae
fotoğraf

Detalhe da morfologia caule-raiz

Sistema tabular em desenvolvimento.
fotoğraf

Trecho da trilha

Incidência luminosa em partes da trilha
fotoğraf

Anatomia vegetal

fotoğraf

PA 16

Gruta Formações Rochosas. Destacando aspectos de ocupação humana e de fauna;
fotoğraf

PA 17

Parada Mesa, bancos, bica e Perfil do Solo. Ambiente de interação e hidratação;
fotoğraf

PA 18

Ponte poço das Baratinhas (Córrego Bonito), placa Ciclo Hidrológico. Destacando a formação de córrego provocada pelo aprofundamento da raiz do Jequitibá;
fotoğraf

PA 19

Individuo Fúngico: Basidiomiceto Polyporaceae Gigante. Destacando a diversidade do reino Fungi;
fotoğraf

PA 19

Individuo Fúngico: Basidiomiceto Polyporaceae Gigante. Destacando a diversidade do reino Fungi;
fotoğraf

Alameda do sossego

Retorno para o centro de visitação
fotoğraf

Placa informativa

Acesso ao centro de visitantes
fotoğraf

PA 20

Centro de visitantes. Deixe seu autógrafo!

1 comment

  • Fotoğraf Cássio Garcez

    Cássio Garcez 04.Eki.2019

    I have followed this trail  View more

    Excelente ver o rigor científico por aqui. Obrigado por compartilhar os resultados gerados pelo seu trabalho, que são extremamente úteis para guias que vão além da simples orientação espacial de grupos em trilhas.

You can or this trail