Moving time  7 saat 54 dakika

Koordinat sayısı 8721

Uploaded 09 Eylül 2018 Pazar

Recorded Eylül 2018

yer Vila Nova Esperança, São Paulo (Brazil)

Travessia Rio Branquinho - Parelheiros x Itanhaém.

Travessia realizada em 6 pessoas no feriado 7 de setembro até o dia 9.

Iniciamos a travessia no bairro Barragem em Parelheiros por volta das 16:00, em ritmo bom foi possível alcançar os trilhos em 1 hora de caminhada, passamos pela encruzilhada que costuma ter guarda e demos sorte (não tinha), poucos minutos depois conseguimos carona no trem de carga (mais sorte ainda), a carona nos poupou alguns km, infelizmente o trem parou pouco antes do túnel 27 (próximo da entrada da usina, continuamos a caminhada e alcançamos o Tunel 24 quando escureceu (local escolhido para pernoitar em modo Bivak, infelizmente nossa sorte acabou e o local estava cheio de gente Roots, bebendo e gritando por todo lado... Após nossa decepção com o local escolhido, optamos por uma clareira após o Tunel 24 a 3 metros dos trilhos (sim o barulho do trem era mais agradável do que pessoal gritando)... Ninguém dormiu, por sorte levamos o UNO.
No dia seguinte seguimos em diante com a adrenalina a mil pois nenhum do grupo já tinha realizado está travessia e dali pra frente era novidade para rodos.... Seguimo descendo as pirambeiras da serra em ritmo calmo e infelizmente até ali tinha vestígios de farofeiros (alguém cagou no meio da trilha deixando tudo exposto com o papel jogado, um dos nossos fez o favor de enterrar), logo após a surpresinha chegamos a uma clareira e ao lado o primeiro poção em um dos afluentes do rio branco, mergulhamos rápido e logo seguimos a trilha até o famigerado Rio Branco...
Após chegar no rio branco seguimos pela água até encontrar o segundo poção, muito mais legal... Mergulhamos novamente e paremos para um lanche, na clareira ao lado do poção havia muito lixo (pensei que o local não iam farofeiros, me enganei), dali em diant seguimos por trilha nas margens do rio, neste ponto tive a impressão de ver movimento na mata e alguns minutos depois escutei um breve som que abra Porco, para não deixar o pessoal aflito nem comentei..... Após algumas horas de caminhada sai da trilha e voltei pro rio, ao perceber que estávamos muito devagar tentamos voltar para a trilha só que não foi fácil encontrá-la, ainda bem q tínhamos o vendido wikiloc, após um breve vara mato no leito voltamos para a trilha e logo depois chegamos a outro rio famigerado, o grande Capivari (mesmo rio da cachoeira da usina), mudamos de margem e nos embrenhando na mata (outra vez barulho de porco), seguimos por uma trilha que serpenteava e parecia sem fim, até encontrar a prioridade do Sr. Veratupã ou Henrique...
A residência do Sr. Henrique era bem simples, muitos animais para abate e muitas frutas, além do palmito para todo lado (ganhamos 1 metro de palmito cortado na hora, deu dó da árvore), deixamos muito alimento com o Sr. Henrique, além de uma corda (que achei no rio Quilombo), roupas e um facão (que achei no rio Mogi), ramos convidados para acampar la, porém já tínhamos outros planos...
Seguimos em frente até a aldeia principal, logo avistamos um indio nos chamando com um facão na mão (pensei agora morri), o mesmo só queria bater papo e saber de onde viemos, já que a entrada da aldeia é proibida e estávamos saindo... Logo depois apertamos o paço e saímos logo da aldeia (senti uma hostilidade), após sair da aldeia chegamos no ponto do segundo acampamento planejado, a pouco conhecida cachoeira das 3 quedas, ainda estava claro e montamos acampamento, logo colocamos o palmito para cozinhar (foi a melhor janta de acampamento que já comi)..
Terceiro dia seguimos pela estrada e sem novidade, conseguimos carona até a praia em um uno (coube 6 pessoas + motorista).
Chegamos na praia por volta das 14:00 e assim finalizamos nosso objetivo.

Apesar de ter realizado está travessia sem dificuldades, classifique a mesma como "Apenas para experientes" por analisar todos os riscos que passamos ali, só que por sorte avistamos todos.

Dificuldade técnica: Intermediário com poucos pontos complicados.
Dificuldade física: intensa.
Exposição aos elementos: total.
Exposição a riscos: total.
Navegação: Complicada.
Indícios de palmiteiros por todo trajeto.
Chance de resgate rápido neste local isolado: Complicado.

Dica: vá preparado.
Respeite os moradores da selva.
Provisioning

Início da Caminhada

Kavşak

Direita Est de Terra

Primeira Aldeia

Início dos Trilhos

Estação Evangelista de Souza

Escruzilhada (onde ficam os fiscais)

Train stop

Local p/ Bivak Ponte

Túnel 24

Camping escolhido (péssimo)

Placa escondida (início da trilha)

Clareira 2 barracas

ağaç

Árvore gigante

Bilişim

Casa do Veratupã (Henrique)

Aldeia menor

çeşme/kaynak

Risk

Evangélicos

Pessoal não cansa de querer converter os índios.

çeşme/kaynak

Praia

33 yorum

Sheila Santos Vieira 17.Kas.2018

Olá Rodrigo tudo bem? Gostei da sua trekking, estou pretendendo ir no próximo mês com um grupo de amigos. O que vc achou é tranquilo fazer sem guia, a trilha é bem marcada? Vocês foram até o bar do Zé pretinho e de lá que conseguiram a carona com o uno? Abço Sheila

• Fotoğraf Cristian e Helo

Cristian e Helo 20.Kas.2018

Show de bola Rodrigo. Estou indo com minha esposa e cunhada... estava pensando em contratar o índio para o trajeto mais complexo, mas percebi que da pra fazer tranquilo! Obrigado pelas informações

Rodrigo AGC 20.Kas.2018

Sheila, tome cuidado com quem se diz guia e faz essa trilha, procure pessoas experinestes ou que já tenha feito essa Travessia.
    Lembrando que passa por terra indígena, entrar aí é crime federal.
    Obs. Bar do Zé pretinho estava fechado as duas vezes que passei na frente...

Rodrigo AGC 20.Kas.2018

Cristian, é relativamente tranquila.
    Por todo caminho se vê marcas de palmiteitos e cassadores (índios), nem todos são amigáveis, mas todos estão sempre bêbados..
    Recomendo ir com pessoas experientes além de certo volume de pessoas para ficar mais seguro.
    Levem comida para o índio VeraTupã, ele aceita utensílios de cozinha, facão e roupas, estava precisando de um cinto, agradem esse índio e terá passagem segura.

Sheila Santos Vieira 20.Kas.2018

Obrigada Rodrigo pelas informações, pretendo ir com um grupo de 9 pessoas, 1 delas já fez a trilha há muito tempo. Mas estamos querendo ir sem guia mesmo! Vamos levar alimentos para os entregar nas 2 tribos.
    Pensamos em conseguir algum carro pra esperar a gente no bar do Zé pretinho, pq o caminho até a praia é longo e muito difícil de conseguir carona. Vlw obrigada pelas dicas

Rodrigo AGC 20.Kas.2018

Sobre o carro fala para esperar vcs na cachoeira 3 quedras, super conhecida e sem erro, se for no bar o caminho será longo...

Na segunda aldeia da pra levar só coisas para crianças.

Sheila Santos Vieira 20.Kas.2018

Bom saber sobre as aldeias para termos noção do que levar. Obrigada

Rodrigo AGC 20.Kas.2018

Na verdade é apenas 1 aldeia, o índio que mora isolado é o VeraTupã, ele vive como se fosse em um sítio, a segunda aldeia parece uma comunidade o pessoal lá não é muito amigável, bem início tem um índio chamado Rick, ele também pede coisas e não tem uma cara muito boa...
    É cheio de crianças q pedem coisas, se for levar doces de preferência para aqueles mais naturais vende em casa do norte, não leve esses industrializados (vai q faz mal né?).

Rodrigo AGC 20.Kas.2018

Na entrada da cachoeira tem um estacionamento, é possível esperar o carro lá, é na mesma estrada após a aldeia

Sheila Santos Vieira 20.Kas.2018

Verdade melhor levar algo mais natural, muito legal de sua parte compartilhar essas dicas, obrigada mesmo. Irei combinar com a galera pra levarmos as coisas pra eles. Afinal estaremos entrando na propriedade deles e quanto mais amigável formos melhor né

Rodrigo AGC 20.Kas.2018

Não levem pessoas sem o equipamento básico e sem experiência, qualquer problema vcs estão por conta própria, o isolamento é quase total.

Sheila Santos Vieira 20.Kas.2018

Ótimo, irei conversar com a pessoa que nos levar e pedir pra pegar a gente lá.

Exatamente Rodrigo, não falamos com mais pessoas já por esse motivo, algumas pessoas querendo ir , mas deixamos bem reservado já por conta da dificuldade e do isolamento.

• CarolBella 22.Kas.2018

Olá pessoas, eu moro em Itanhaém, já fui na cachoeira das 3 quedas, porém nunca fiz a trilha do Rio Branquinho, pelo relato do Rodrigo que é bem recente, parece que a trilha já está bem marcada, comparado com relatos mais antigos de 2, 3 anos atrás.
    Acho que vou fazer ela invertida hehe
    Levando em conta que já conheço a imensidão da estrada que vai para 3 quedas e a facilidade que é mais fácil arrumar transporte daqui pra lá, do que de lá pra cá.
    Uma pergunta, o que vcs levaram de equipamentos?
    Eu pensei em levar o básico, barraca, rango, um bom façao, primeiros socorros e um mapa claro.
    Vlw

Rodrigo AGC 22.Kas.2018

Invertido só aumenta a dificuldade, recomendo fazer descendo e depois subir se quiser, essa não é uma trilha para inexperientes corajosos, tenham cautela pq se alguém se funicar ali vai sobrar pra todo mundo.

• CarolBella 22.Kas.2018

É que nem eu costumo dizer, não importa a trilha, se é fácil ou Hard, se é longa ou curta e nem o grau de experiência. Os segredos para qualquer trekking bem sucessedido é cautela triplicada, se manter calmo para se algo não sair como planejado e sempre um plano b.
    Se vc for cauteloso a cada passo vc reduz em 90% de sofrer um acidente por pura burrice, se manter frio e calmo te ajuda a pensar em uma solução para o problema e ter um plano b ajuda muito nos imprevistos.
    Mas obrigada pela dica, acho que vou usar o segredo um e fazer primeiro descendo e no futuro com mais experiência e um conhecimento melhor da trilha fazer subindo ;)

Rodrigo AGC 22.Kas.2018

Vc esqueceu de se atender a outro problema, assalto... Subindo seu risco será só esse.
    Não esqueca dos casos de desaparecidos aí neste ponto.

Boa trilha

• Fotoğraf Paulokrg

Paulokrg 09.Ara.2018

Voce gravou essa trilha no Wikiloc enquanto fazia a trekking ? Essa trekking é de confiança para segui-la durante a travessia? Estou pensando em fazer esse rolê, mas como não conheço nenhum guia dessa travessia, estou pensando em ir com um grupo de amigos na raça mesmo. O meu receio é apenas bifurcações, tem muitas bifurcações? Ou dá para entender o caminho de boa, tipo: ''trilha, bem demarcada,''

Rodrigo AGC 10.Ara.2018

Paulo, acredito que todas as suas duvidas seriam respondidas apenas se você lesse o relato acima.
    Estudei essa trilha, trajeto, relatos e geografia do local por mais de um ano antes de realizar a travessia, não subestime a trilha e sim gravei durante o percurso, é fácil identificar uma trilha desenhada a mão e uma trilha que foi gravada durante o percurso.

Não indico para inexperientes, estude antes de ir e convide amigos que realmente preparados.

Boa trilha.

• Fotoğraf Paulokrg

Paulokrg 10.Ara.2018

Oh cara, desculpe minha ignorância. Eu li o relato, e no relato não diz se há ou não bifurcações. Não afirma se a trilha foi ou não gravada ( e eu perguntei se foi ou não gravada pois já segui trilhas que foram desenhadas e pareciam ser gravadas, por isso por precaução agora eu sempre confirmo.) E no relato não há tantos detalhes das características da trilha. Posso estar parecendo exigente demais, mas não é exigência, foram dúvidas, por isso perguntei. De qualquer forma, desculpe e muito obrigado.

Rodrigo AGC 10.Ara.2018

"Essa trekking é de confiança para segui-la durante a travessia" Pra que vou ter o trabalho de gravar esse carai de trilha e postar aqui pra não ser de confiança ??????????????

Boa trilha

Rodrigo AGC 10.Ara.2018

*e eu perguntei se foi ou não gravada pois já segui trilhas que foram desenhadas e pareciam ser gravadas, por isso por precaução agora eu sempre confirmo*
    Basta ver o tempo em movimento, quando você desenha a mão o tempo em movimento da trilha é ZERO.
    *E no relato não há tantos detalhes das características da trilha. Posso estar parecendo exigente demais, mas não é exigência, foram dúvidas, por isso perguntei*
    Não foram perguntas exigentes, ta longe disso, te dei a dica de ouro falando que estudei essa trilha mais de um ano antes de fazer, veja a geografia da trilha e você terá certeza que a bifurcação é o menor dos problemas.

Alem disso você pode checar as dificuldades da trilha que sempre são discriminadas de maneira independe para voce saber como se preparar:
    Dificuldade técnica: INTERMEDIÁRIO COM POUCOS PONTOS COMPLICADOS.
    Dificuldade física: INTENSA.
    Exposição aos elementos: TOTAL.
    Exposição a riscos: TOTAL.
    Navegação: COMPLICADA.
    Indícios de palmiteiros por todo trajeto.
    Chance de resgate rápido neste local isolado: COMPLICADO.

• Fotoğraf Renato Santos Cardoso

Renato Santos Cardoso 11.Ara.2018

Valew Rodrigo, meu muito obrigado! Seguimos sua trilha esse fim de semana, e nossa aventura foi um sucesso.
    Só não encontramos trilha em alguns pontos ao seguir o rio branco, mas de resto foi show de bola!
    Tem muitas arvores caídas no caminho e muitas trilhas se perdem ai!

Rodrigo AGC 11.Ara.2018

Curtiu a trilha??? Achou o VeraTupã?

• Fotoğraf Renato Santos Cardoso

Renato Santos Cardoso 11.Ara.2018

Curtimos de mais! Foi show de bola. Aquele índio é um barato kkkk mas os outros são sérios e não nos deram a mínima e ainda pergutaram se tínhamos facão sobrando kkk

Rodrigo AGC 17.Ara.2018

Fica fora da aldeia no final, ela está marcada no tracklog.

• Fotoğraf vasny

vasny 31.Ara.2018

Valew

• Fotoğraf juniorcasio

juniorcasio 04.Oca.2019

Fizemos apenas com o GPS do celular, asvezes demorava para carregar mas deu pra fazer de boa, tem muitas árvores caídas, e tem muitos mosquitos por lá, vimos uma lanterna passar pela barraca em uma das noites, saímos pra ver e já tinha passado, talvez era um índio, mas assustou kk, obrigado irmao ajudou muito

Rodrigo AGC 04.Oca.2019

Parabéns pela conquista

• Fotoğraf vasny

vasny 05.Oca.2019

Valew o app deixou a desejar. Falhou muito mais consegui fazer com sucesso tinha muitas árvores caída no meio do caminho, principalmente depois que cruza o rio , consegui fazer eu minha esposa minha entiada e minha sogra kkkkkkkkk valeu cara obrigado aí , foi uma aventura e tanto

Ao meu ponto de ver essa trilha não é difícil , mas vai do conhecimento de dá situação física de cada um