süre  bir gün 8 saat 12 dakika

Uploaded 07 Eylül 2016 Çarşamba

Recorded Eylül 2016

8,4

yer São João da Chapada, Minas Gerais (Brazil)

Travessia pela Serra do Espinhaço, iniciando no distrito de São João da Chapada e finalizando nas imediações de Diamantina. A caminhada atravessa a Serra da Guiné, o vale do Rio Pinheiro, o vilarejo de Biribiri (Parque Estadual do Biribiri) e a Serra dos Cristais. As recompensas são os banhos nas praias e cachoeiras do Rio Pinheiro, além da Cachoeira dos Cristais no PE Biribiri.

LOGÍSTICA:
Para esta travessia contamos com o auxílio de uma van, que nos deixou em São João da Chapada e nos resgatou às margens da rodovia BR-367. Há um ônibus que faz a linha São João da Chapada x Diamantina, então é bem provável que ele faça o caminho inverso. Ele chega a SJC por volta de 7h da manhã. Outra opção é tomar um táxi em Diamantina.

Em relação ao resgate, o montanhista tem duas opções: uma é continuar o trajeto pelo Caminho dos Escravos e finalizar a rota no centro de Diamantina. A outra é pedir um táxi para o resgate. No trecho final da travessia há sinal de celular. Embora passem diversas linhas de ônibus pela BR-367, o ponto final da travessia é um local muito perigoso para parada, em virtude das condições da estrada.

A TRAVESSIA:
O trajeto foi feito em dois dias e uma noite.

1º: Depois de tomar um café na padaria de São João da Chapada, começamos a caminhada por volta de 7:30. O trecho inicial alterna trilhas bem batidas com trilhas sujas, quase sempre com relevo favorável. Muitos trechos arenosos fazem com que a caminhada seja pesada. Muitas trilhas se cruzam e se dividem pelo caminho, fundamental ter o tracklog ou conhecimento da rota a ser percorrida.
12:20 chegamos ao Rio Pinheiro, local onde paramos para um banho de rio. Depois do descanso, caminhamos mais 3km e finalizamos a pernada próximo a cachoeira do Rio Pinheiro, às 15:12, depois de percorrer 16,5km.

2º: Saímos do acampamento por volta de 8:10. Subimos por um pasto, mesclando trechos sem trilha e com trilhos de vaca até a cerca próxima. Saltamos a cerca e continuamos por trilha e, depois, por um pasto até outra divisória. Saímos em um terreno com uma casa em construção, mas não havia ninguém por lá. Seguimos em direção à porteira e à estrada de terra, onde chegamos às 8:35. Caminhamos pela estrada com algum movimento de veículos até a entrada na área do Parque Estadual do Biribiri. Logo após o mata-burro tomamos à esquerda em uma bifurcação. Daí em diante seguimos por uma estradinha sem movimento de veículos até o vilarejo de Biribiri, onde chegamos 9:45. Pausa para lanche no Bar do Adilson.

Retomamos a caminhada por volta de 10:45 e chegamos a Cachoeira dos Cristais 11:40. O local estava um pouco movimentado, já que o acesso por carro é bem fácil. Depois de um refresco nas águas geladas do córrego dos Cristais retomamos a caminhada por volta de 12:50. Tomamos a trilha em direção ao topo da cachoeira, seguindo pelo trilho batido que leva a Mendanha. Em um trecho de capão de mata tomamos à direita em uma trilha bem discreta, que atravessa o córrego logo adiante.

Após atravessar o córrego dos Cristais, seguimos por uma trilha suja, pouco frequentada, que liga a cachoeira ao Caminho dos Escravos. O 2º dia (e este trecho final não é diferente) é quase todo por um aclive razoável, atravessando a Serra dos Cristais. Só no trecho final, após interceptar o Caminho dos Escravos (Diamantina x Mendanha) é que começa a descida em direção ao resgate, já nas proximidades da UFVJM. Após visualizar as antenas já encontramos sinal de celular.

No segundo dia caminhos 17,1km.

CONSIDERAÇÕES:

- Comece a caminhar cedo nos dois dias, de preferência antes das 8h. Assim é possível aproveitar com tranquilidade os banhos de rio e cachoeira;

- Travessia feita em setembro, período de seca, e havia boa disponibilidade de água pelo caminho. Uma garrafa de 1L por pessoa é suficiente (claro que depende do preparo físico e do metabolismo de cada um). Pontos de água estão marcados no tracklog;

- Pouquíssimos trechos sombreados pelo caminho, protetor solar é item obrigatório;

- Há sinal de celular no fim da rota (pelo menos para Tim e Vivo);

- Não há rotas de fuga pelo caminho, sendo que a travessia é feita por trechos bem remotos. No 1º dia existem duas casas marcadas no tracklog, em casos de urgência é possível conseguir algum auxílio por lá. Já no 2º dia os pontos de apoio ficam por conta da comunidade de Pinheiros e do vilarejo de Biribiri;

- O acampamento foi feito em área particular, além de termos cruzados algumas propriedades no 2º dia (principalmente no início do dia). É possível acampar nas margens do rio (areia), que não são particulares;

- Quando cruzamos o rio pela segunda vez (por volta de KM 14,3), entramos por uma trilha um pouco fechada em meio ao capão de mata até interceptar o trilho mais batido adiante. É possível (e recomendado) evitar este trecho de mata seguindo mais um pouco pelo rio (no sentido das águas) e pegando uma passagem bem batida e limpa, que possui uma tronqueira.

Şelale

Cachoeira do Rio Pinheiro

Porteira e estrada

Início da caminhada pela estrada de terra

Parque Estadual do Biribiri

Entrada na unidade de conservação

Esquerda

Seguir pela esquerda, caminho menos movimentado e mais curto

Provisioning

Şelale

Cachoeira dos Cristais

Capão de mata

Início de trecho de mata

Direita por trilha discreta

Direita

Direita

Cruzar estrada

Caminho dos Escravos

Rodovia BR-367 - Ponto de resgate

Caminho dos Escravos segue do outro lado da estrada em direção ao centro de Diamantina
Provisioning

Abastecimento de água de São João da Chapada

Porteira

Trecho de cerrado

Início de caminhada por trecho de cerrado