Süre  3 saat 21 dakika

Koordinatlar 1360

Yüklenme tarihi 30 Ocak 2015 Cuma

Kayıt tarihi Ocak 2015

-
-
1.013 m
623 m
0
2,8
5,6
11,13 km

1351 kere bakıldı , 48 kere indirildi

yakınında: Vide entre Vinhas, Guarda (Portugal)

DESCRIÇÃO, FOTOGRAFIAS/VÍDEO, DESTE E DE OUTROS PERCURSOS EM: www.100atalhos.com
http://www.facebook.com/100atalhos

PERCURSO: PR3 - Trilho da Serra do Ralo (Celorico da Beira)

[PERCURSO SINALIZADO]

A Pequena Rota PR3CLB ”Trilho da Serra do Ralo“ começa e acaba na subestação do Parque Eólico da Serra do Ralo, no Lugar de São Cornélio, freguesia de Vide-Entre-Vinhas. Está inserida no Parque Natural da Serra da Estrela e Sitio Serra da Estrela no âmbito da Rede Natura 2000.

O parque eólico situa-se no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda. Apresenta uma produção anual equivalente ao consumo da electricidade conjunta dos concelhos de Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Gouveia, que reúnem, aproximadamente, 40.000 habitantes.

O Trilho da Serra do Ralo foi criado com o objectivo de melhorar o conhecimento dos pedestrianistas sobre a energia eólica. Na partida, painéis pedagógicos explicam o funcionamento do parque eólico, desde a formação do vento até à sua utilização para gerar electricidade.

Ao longo dos seus 11,1 km, o Trilho da Serra do Ralo oferece-nos uma vista sobre o Vale de Azares, associado à lenda que conta a história de um fidalgo que habitava num castelo. Um dia, o seu filho morreu, a cavalo, fazendo com que a sua mulher enlouquecesse de dor e a filha se precipitasse de uma janela. O fidalgo abandonou o castelo e mandou-o arrasar, passando o local a ser chamado de Vale de Azares.
O Vale de Azares oferece uma bela paisagem, com marcas de uma intensa actividade agrícola nos seus vastos campos verdes, e vestígios de velhos castanheiros, o que dá uma aura de encanto ao local. A capela de Nossa Senhora dos Azares e os terrenos cultivados com vários rebanhos de ovelhas, embelezam ainda mais este vale e transmitem o espírito rural da região. O cantar de um pequeno riacho anima o passeio, por caminhos rodeados de giestas e urze, alecrim e rosmaninho, silvas e junco, características desta paisagem serrana. Algumas casas de pedra completam a bela paisagem que o Trilho da Serra do Ralo oferece.

Se caminhar cautelosamente, poderá aperceber-se de algumas das muitas espécies características da zona, como a toupeira, o ouriço-caixeiro, o tagarote (pequeno falcão), o torcicolo (uma ave que gira o pescoço, daí o seu nome) ou o melro-d´água.
Nas proximidades, poderá descobrir também os principais símbolos da região, como os Castelos de Celorico da Beira e de Linhares da Beira, bem como a Torre do Relógio.

Fonte: cm-celoricodabeira.pt

Coordenadas GPS: N40 35.656 W7 23.437 (Inicio do Percurso)

Contactos Úteis:
B.V. Celorico da Beira: 271 742 777 / 271 742 423
G.N.R. Celorico da Beira: 271 749 020
Centro de Saúde: 271 747 010

Daha fazlasını göster external

manzara

Miradouro

[Miradouro] Trilho da Serra do Ralo -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos
fotoğraf

Parque Éolico

[Parque Éolico] Trilho da Serra do Ralo -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos
Dini mimari

Senhora dos Azares

[Senhora dos Azares] Trilho da Serra do Ralo -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos

Yorumlar

    Bu rotaya veya rotayı